terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Série- Escritoras, poetisas e autoras brasileiras- Adelaide Carraro

      Olá leitores do Espaço Literário! Gostaria de inciar este ano com nossa série de sucesso, agora, com uma grande e querida autora, a diva da vez é Adelaide Carraro.



      Nascida em 1936, a paulista natural de Vinhedos interior de São Paulo, Adelaide sofreu da dor de ser órfâ de pai e mãe aos 7 anos de idade, sendo criada em orfanatos. Talvez, pela tamanha solidão, começou cedo a amizade com as letras escrevendo textos designados à mãe. Sua literatura é simples, com narrativas prazerosas e por isso, caiu no gosto popular.
     Algumas obras possuem cunho sexual, com algumas narrativas de descobertas da sexualidade das moçoilas, deixando a dúvida se foi ali um relato de suas experiências de vida, para a época, foi considerada uma escritora pornográfica e que apelava para a sexualidade em seus textos, para mim, ela apenas externou sua sexualidade feminina. Esqueceram-se de falar que algumas de suas obras também possuíam cunho político.
     Temos aqui mais uma mulher á frente de seu tempo. Não se casou, mas foi mãe adotiva. Morreu em 1992 e este ano fazem 20 anos de sua morte, tendo contabilizados mais de quarenta livros publicados.
     Acredito que ela muito tem a contribuir para as leituras das mulheres contemporâneas! É uma de minhas prediletas!
    Vamos nos deliciar com um pouquinho de seus escritos (na internet há pouca disponibilidade de suas obras e até mesmo informações da autora):

 "O amor deve ser como água, puro e cristalino, como a terra, forte e bonito, como o ar, livre e solto... O amor é como os teus olhos que me fascinam, como a tua boca, que faz delirar, como tudo que lhe pertence, pois esse tudo foi tocado por suas mãos delicadas e macias. O amor é em si resumido em uma só palavra; você. Eternamente você!"


Abaixo, seguem algumas obras que valem a pena serem lidas:


*Fonte: www. wikipédia.org.wiki


Ótimas leituras a todos!

4 comentários:

Felipe Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Tavares disse...

Também vejo muito pouco material da Adelaide na internet, acredito que o texto mais concreto que fala sobre a autora seja o seu, parabéns pelo seu blog e por lembrar desta excelente escritora. Aproveito para convidar você e os interessados pela Adelaide Carraro a fazerem parte da página do Facebook em homenagem a autora https://www.facebook.com/pages/Adelaide-Carraro/175989192438990

Josi disse...

Conheci os livros da Adelaide quando tinha uns 17 anos. Não conseguia parar de ler. Era uma leitura meio proibida devido ao conteúdo sexual, mas posso garantir que ela me marcou muito e não foi por esse motivo, mas sim por mostrar a face podre muitas vezes escondida pela máscara do dinheiro e do poder. O livro Carniça foi o mais marcante. Concordo com o Felipe sobre o seu texto. Parabéns pelo Blog.

Caroline disse...

eu mataria o presidente foi um livro que me tocou muito.... nao era meu o livro e adoraria terminar de ver de onde parei .....onde posso aqui na net ver e ler mais sobre este maravilhoso trabalho dela?