sábado, 8 de março de 2014

Análise comparativa das letras das músicas Amélia (Mario Lago, no século passado) e Desconstruindo Amélia (Pitty, anos 2000)



1º ESTROFE AMÉLIA

'Ai que saudade da Amélia!

Nunca vi fazer tanta exigência

Nem fazer o que você me faz

Você não sabe o que é consciência

Nem vê que eu sou um pobre rapaz

Você só pensa em luxo e riqueza

Tudo que você vê você quer

Ai, meu Deus, que saudade da Amélia

Aquilo sim é que era mulher'
(...)

Aqui o compositor estabelece uma comparação entre a pacata, servil e humilde Amélia e uma outra mulher, a qual ele nem cita o nome, acusada de ser consumista, falsa e fútil.

1º ESTROFE DE PITTY

'Já é tarde, tudo está certo
Cada coisa posta em seu lugar
Filho dorme ela arruma o uniforme
Tudo pronto pra quando despertar
O ensejo a fez tão prendada
Ela foi educada pra cuidar e servir
De costume esquecia-se dela
Sempre a última a sair'
(...)

Inicialmente, a mulher da música muito assemelha-se a Amélia de Mario Lago. Solícita, prendada e ocupadíssima com os afazeres domésticos que tomavam todos os seus dias. Mas, essa Amélia é pós-moderna e pode surpreender.

2º ESTROFE DE AMÉLIA

'Às vezes passava fome ao meu lado

E achava bonito não ter o que comer

E quando me via contrariado

Dizia: Meu filho, que se há de fazer'

Amélia, apática, não tinha mesmo voz ativa. Dependente também financeiramente do homem, passava fome e, acomodada, esperava por ele ou pelos "deuses", por alguma solução.

2° ESTROFE DE PITTY

"Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar
Uooh!
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Uooh!
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é um também"

A Amélia agora, rompe com o autoritarismo, com todo jugo que a oprimia, torna-se dona de si mesma, segue em busca da tão importante igualdade de direitos, pois se entende como sujeito.

3º E ÚLTIMA ESTROFE DE AMÉLIA

"Amélia não tinha a menor vaidade

Amélia é que era mulher de verdade

Amélia não tinha a menor vaidade

Amélia é que era mulher de verdade."

Amélia, a boba, a muda, a pura, a santa! Amélia era mulher de verdade? Por quê? Amélia não incomodava? Amélia se anulava? Quantas dessas Amélias existiram e continuam existindo? (Nem tem muito o que analisar desse trecho, não é? É tão visível o machismo...)

3º ESTROFE DE PITTY

"A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E não entende porque
Tem talento de equilibrista
Ela é muita se você quer saber
Hoje aos 30 é melhor que aos 18
Nem Balzac poderia prever
Depois do lar, do trabalho e dos filhos
Ainda vai pra night ferver"

A Amélia de Pitty transgrediu a Amélia dominada de Mário, ousou ser mais, ousou ter sonhos, ousou ter vida própria. Enveredou por outros caminhos que não os domésticos apenas, foi estudar, ousou divorciar-se e se relacionar com outras pessoas, ousou não se importar com a idade, não tem idade para ser feliz. Ousou curtir um chopp com os amigos no barzinho.

Ai, que bom que os costumes mudam , que as eras mudam e que nós evoluímos. Ah, e por favor: sem essa de Amélia! (Des) Ameliem-se!!!